Explorar e mergulhar nas formas e cores do artista é o ponto central das atividades propostas pela equipe do CCBB Educativo ao público, para a exposição Iberê Carmago: um trágico nos trópicos, em cartaz até 11 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Permanente nos quatro Centros Culturais Banco do Brasil, de todo país, o programa educativo elabora práticas para aproximar o público do conteúdo das mostras em cartaz e desenvolver o pensamento reflexivo a partir da experimentação prática. Todas as atividades são criadas pela equipe da Sapoti Projetos Culturais – responsável pelo CCBB Educativo – e supervisionadas pelos educadores.
O ponto de partida dessa experimentação é a Visita Mediada feita com o acompanhamento dos educadores do programa. Durante a visita, os espectadores são estimulados a falar sobre suas impressões e trocar experiências sobre o tema exposto. Para esta atividade, no entanto, é necessário o agendamento prévio para grupos interessados e escolas do DF.
A Visita Mediada ocorre sempre durante a semana, das 9h às 19h30. O agendamento de grupos deve ser realizado pelos telefones: 3108-7623 e 3108-7624, de segunda a sexta, das 8h às 18h). Aos sábados e domingos, adultos e crianças podem participar da programação das atividades sem a necessidade de agendamento.
Educativo para Iberê Camargo
Na atividade Em Cantos e Contos, as cores de Iberê Camargo estão presentes nas histórias contadas no CCBB. Por meio do livros, os contadores criam e repensam maneiras de envolver as crianças no universo do artista. Sábado e domingo, 11h e 15h. Livre.
No Laboratório de Artes Visuais, o público é convidado a explorar o traço do artista, as suas linhas, propondo uma outra dimensão de desenho, por meio dos fios de arame ou clipes, esculpindo/desenhando livremente, ou a partir da observação de objetos. Sábado e domingo, às 17h. Limitado a 10 participantes acima de 7 anos de idade e seus responsáveis. É necessário a retirada de senha uma hora antes do início da atividade, no balcão do Educativo.
No Laboratório Aberto, com base na obra de Iberê Camargo, em que o artista ressignifica os carretéis de sua infância, os educadores convidam o público a vivenciar uma experiência única. Traçar linhas em carretéis, reconfigurando o espaço onde ocorre a atividade. Sábado e domingo, entre 9h e 18h. Livre.
Em Livro Vivo, toda a família se reúne para viver as palavras contadas nas histórias: uma viagem ao mundo das cores e tece, com seus carretéis, imagens fortes e marcantes. Os mediadores do educativo leem histórias com tramas divertidas e vivem, com as crianças, as mais coloridas aventuras,no mundo das cores e imagens fortes e marcantes que Iberê tece com seus carretéis. Sábado e domingo, às 12h. Livre.
Confira a programação completa* e participe.
SOBRE A MOSTRA
A mostra Iberê Carmago: um trágico nos trópicos é reconhecida como a melhor exposição retrospectiva pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A mostra inclui 134 obras, entre pinturas (49), desenhos (40), gravuras (32) e matrizes (10). Os trabalhos foram especialmente selecionados pelo curador, professor e crítico de arte Luiz Camillo Osorio para a exposição, que já passou pelo CCBB-SP e MAM Rio.
O público poderá apreciar desde obras da fase Natureza Morta, iniciada na década de 1950, período em que Iberê retornou da Europa para o Rio de Janeiro depois de estudar com mestres como Carlos Alberto Petrucci, De Chirico e André Lhote, até as grandes e trágicas telas de sua última fase, nos anos 1990, que incluem as séries das Ciclistas, As Idiotas e Tudo Te é Falso e Inútil. A exposição fica em cartaz nas galerias I e II, no CCBB-Brasília, até 11 de janeiro de 2016. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Programação CCBB EDUCATIVO
Sábado
11h – Contação de Histórias
12h – Livro Vivo
14h – Pequenas Mãos
15h – Contação de Histórias
17h – Laboratório de Visuais
Domingo
11h – Contação de Histórias
12h – Livro Vivo
15h – Contação de Histórias
17h – Laboratório de Visuais
* MAIS SOBRE AS ATIVIDADES DO CCBB EDUCATIVO
Em Cantos e Contos – Sábados e domingos
Indicação: livre
Em Cantos e Contos | As cores de Iberê Camargo estão presentes nas histórias contadas no CCBB. Assim, os contadores criam e repensam maneiras de envolver as crianças no universo do artista.
Contos selecionados nesta edição
Bom Dia, Todas as Cores – O amigo Camaleão acordou de bom humor porque era primavera e escolheu sair com sua cor favorita: cor-de-rosa. Mas, ouvindo o conselho de seus amigos, acabou mudando de cor para azul, laranja, verde… E mesmo assim, nenhuma dessas cores lhe agradou. O que ele fará agora?
A Mulher Ramada – Uma roseira foi plantada no jardim. O jardineiro cuidava da planta com um amor especial. Foi podando pouco a pouco, até formar a imagem de uma bela mulher. Um dia, o homem adoeceu e não pôde visitar sua roseira por um tempinho… Mas quando voltou, teve uma grande surpresa!
Laboratório de Artes Visuais. Sábados e domingos
Indicação: a partir dos 7 anos. Crianças abaixo de 7 anos, somente acompanhadas do responsável. É necessário a retirada de senha uma hora antes do início da atividade, no balcão do Educativo.
Laboratório de Artes Visuais Laboratório de Artes Visuais | A exposição “Um trágico nos trópicos” é uma retrospectiva das obras do artista Iberê Camargo, traçando um panorama de toda a sua produção artística. O CCBB Educativo convida o público a explorar o traço do artista, as suas linhas, propondo a exploração de outra dimensão do desenho, por meio dos fios de arame ou clipes, esculpindo/desenhando livremente ou a partir da observação de objetos.
Laboratório Aberto. Sábados e domingos
Indicação: livre
Laboratório Aberto | Com base na obra de Iberê Camargo, em que o artista ressignifica os carretéis de sua infância, os educadores convidam o público a vivenciar uma experiência única. Nela, traçam-se linhas em carretéis, reconfigurando o espaço da atividade. Ao final, surge uma experimentação com esses elementos, que, manipulados, possibilitarão uma nova dimensão imagética.
Livro Vivo. Sábados e domingos
Indicação livre
Livro Vivo | Iberê Camargo propõe uma viagem ao mundo das cores e tece, com seus carretéis, imagens fortes e marcantes. Os mediadores do educativo leem histórias com tramas divertidas e vivem, com as crianças, as mais coloridas aventuras.
Livros utilizados nesta edição
A Colcha de Retalhos - Felipe gostava muito de à casa da vovó. Além dos doces e bolos deliciosos que preparava, ela era uma ótima contadora de histórias. Um belo dia, enquanto o neto a ajudava a fazer uma nova colcha, em meio a retalhos coloridos, desenhados e cheios de histórias, os dois foram reunindo e costurando lembranças juntos. A partir desse dia, Felipe passou a compreender algo até então desconhecido para ele – o sentido da saudade.
Não, Sim, Talvez – Como toda criança curiosa, o menino dessa história adora perguntar. Quando começou a fazê-las, achava que só existia uma resposta para cada. Mas, com a ajuda da sua família, descobriu que pode haver mais de uma, e que, por meio delas, é possível aprender. Será que ele vai conseguir as respostas que quer? Ou terá as respostas que precisa?
A Moça Tecelã – Uma moça doce e sonhadora tecia diariamente seu tapete no tear. Cada figura que surgia de seu trabalho aparecia também na vida real. Desenhava as cores da primavera e deliciosos pratos. Um dia, se sentindo sozinha, teceu para si uma bela companhia: um homem bonito e ambicioso. Viveram felizes… Mas será que para sempre?
Tecelina – Tecelina tece manta, roupas e também histórias. Ela aprendeu a tecer com a mãe, que aprendeu com a avó, que aprendeu com a bisavó… Mas há um porém: Tecelina aprendeu a tecer “do avesso”, e isso lhe dá muitas histórias para contar… Uma narrativa com ares de poema, Tecelina traz ilustrações cheias de movimento e brincadeiras para os olhares atentos.
Visita Mediada | Sábados e domingos, 10h, 12h, 19h – O cerne do projeto pedagógico do CCBB Educativo. A mediação propõe reflexões por meio de conversas que proporcionam uma aproximação entre o educador, o público, suas respectivas formações culturais e as obras expostas. Para esse questionamento coletivo não há uma única solução, mas múltiplas abordagens possíveis durante as trocas que acontecem em todo o percurso.
Indicação: a partir de 6 anos
Serviço
CCBB Educativo Brasília
Deitei para repousar e ele mexeu comigo – pinturas de Fábio Baroli
Sábados e domingos – atividades diversas que interagem com a mostra – vide programação.
Informações e agendamentos para grupos e escolas: (61) 3108-7623/7624.
Sem comentários