Festival Ferrock celebra sua 32ª edição em um dos mais antigos festivais de rock do país movimenta a Ceilândia

O Ferrock Festival – Calendário Cultural 2017 movimenta a Ceilândia com uma fusão de estilos musicais e atividades direcionadas a diferentes públicos. Um dos mais antigos festivais de rock do Brasil, o Ferrock Festival diversifica suas ações, posicionando-se como um festival cultural multiáreas. Entre as novidades dessa 32ª edição o Ferrock traz um calendário cultural com cinco etapas: o Ferrockinho, o Ferrock Arte nas Escolas, o Ferrock Cultura Negra, o Ferrock Festival e o Ferrock Roda de Prosa (seminário) sobre a história do Rock Brasiliense, desde o início de Brasília até os dias atuais.

Programação infantil

O Ferrock Festival começou suas atividades no dia 21 de outubro, celebrando o Dia das Crianças com o Ferrockinho, uma Rua de Arte e Lazer gratuita, pensada para os pequenos. Das 9h às 13h, a praça da QNP 09, no P.Norte, foi tomada por jogos e brincadeiras de rua, com o projeto Curumim Cultural, pintura de rosto, pula-pula, apresentação do grupo de teatro de bonecos Mamulengo Fuzuê, além da distribuição de algodão doce, pipoca, frutas e doces para criançada.

Os papais e as mamães também puderam curtir. Das 13h às 19h, o palco Ferrockinho recebeu o momento Galera P Norte, e a programação seguiu com shows das bandas Duplo Destino (rock), DNP (rock), o Grupo Cultural de Dança Junina Mala Veia, o forró do Grupo Caco de Cuia e a banda Celebration Band, que interpreta clássicos da lendária banda inglesa (Led Zeppelin).

Descentralização da cultura

O Ferrock Festival – Calendário Cultural 2017 também leva sua programação a escolas públicas da Ceilândia. Dia 10 de novembro, o Ferrock Arte nas Escolas agita o Centro de Ensino Fundamental 25, QNP 09, Área Especial, Setor P.Norte, nos intervalos culturais dos períodos vespertino e noturno. Às 16h30, a escola recebe a apresentação do Grupo Cultural de Dança Junina Mala Véia e às 20h15, show de forró com o grupo Caco de Cuia. No dia 24, também às 20h15, a banda de rock Elffus faz show no Centro de Educacional 11.

Para reforçar a importância da data e do tema, o Ferrock irá celebrar o Dia da Consciência Negra com uma programação especial no Ponto de Cultura de Canto a Canto – Casa de Capoeira Sol Nascente, que fica na QNN 29, Área Especial, Ceilândia Norte. No dia 18 de novembro (sábado), a partir das 10h, o Ferrock Cultura Negra começa com a Roda de Conversa Saberes Africanos em Diáspora Fojune com Kemet Yoga e Nutição Africana Ama Minazi.

Às 12h30 tem almoço na Csa de Capoira Sol Nascente, seguido por mais uma Roda de Conversa com Renato Nogueira sobre o tema Afrocentricidade e Educação. Na sequência, festival de crepe e apresentações culturais de Puxada de Rede, Dança de Bastão e Maculelê. Às 18h, a programação continua com o lançamento da Rede Nacional de Cyberativismo de Mulheres Negras do DF, show do grupo de forró Paraibola, roda de capoeira e Dança Afro.

Rock n’Roll

O palco rock n’roll mais tradicional do DF completa 32 anos. Dia 02 de dezembro, a Praça do Trabalhador na Ceilândia Sul, ao lado da Administração da Ceilândia, recebe o Ferrock Festival. Esse ano, a programação musical começa às 10h, com exposições, feira de artesanato e estandes de instituições parceiras.

O palco será aberto às 12h, com shows dos três melhores colocados e da banda revelação do II Festival Interescolar de Música das Escolas Públicas de Ceilândia.

A partir das 14h30, muito rock n’roll com as bandas O.J.T.B., Barbarella B, Actemia (GO), Evil Corpse, Kábula, Parafernália, Flashover, Elffus, Golpe de Estado (SP) e, fechando a noite, Nuno Mindelis (SP), considerado o maior guitarrista de blues do Brasil. Como em todas as edições, a curadoria do festival foi feita por uma comissão formada por paceiros e apoiadores do Ferrock.

O Ferrock Festival é uma mistura de música, lazer, consciência socioambiental e combate a violência. Criado por jovens ceilandenses, amantes do rock n’roll, vindos de movimentos estudantis, associações de moradores e igrejas, o festival, assim como o Centro Cultural Ferrock, são hoje uma referência quando se fala em ações culturais voltadas ao desenvolvimento social na Ceilândia.

A História do Rock Brasiliense será o tema de uma Roda de Prosa realizada na Escola Técnica da Ceilândia, no dia 09 de dezembro, às 14h. Coordenada pelo Centro Cultural Ferrock, com mediação de Fellipe CDC (integrante das bandas Caligo, Terror Revolucionário e Terrocídio), a roda de prosa contará com a participação de Robson Gomes, guitarrista e vocalista da banda Barbarella B, de Armando Mosna da Rádio 4 Tempos, de Gilmar Santos da banda ARD, de Mário Pazcheco do site Do Próprio Bolso e de Fábio Guedes (Frajola) responsável pelo programa Zine-se e integrante da banda Seconds of Noise. Após a roda de prosa, pocket show com Celião In Concert.

O Ferrock Festival é um evento gratuito mediante doação de 1Kg de alimento não perecível. Todas as doações serão encaminhadas a projetos assistenciais da Ceilândia. O Ferrock Festival conta com o apoio da Administração Regional de Ceilândia, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e conta com a parceria da Casa do Cantador, Destino Correto, Curumim Cultural, Otaloukos, Academia Vida Ação, Rock Brigade, Cultura FM, Zine Oficial, Educafro, O Clube do Som, Cia das Artes, Abutres Brasil, Museu Casa da Memória Viva, Grupo Atitude, Rádio 4 Tempos e Berlim Discos.

Programação

Ferrock Festival – 32ᵃ Edição – 2017
Data: 02 de dezembro (sábado)
A partir das 10:00h: Oficinas, exposições, feiras e encontro de motos em comemoração ao 32º aniversário do festival.
12h00 às 14h00: Apresentações do Festival Interescolar de Música das Escolas Públicas de Ceilândia 2017
12h30 – 3º Lugar Lucas Dourado
13h00 – 2º Lugar Tiago Lemos
13h30 – 1º Lugar Derick Danniel
14h00 – Banda Revelação do CEM 12
14h30 – O.J.T.B.
15h00 – Barbarella B
15h30 – Actemia (GO)
16h00 – Evil Corpse
16h30 – Kábula
17h30 – Parafernália
18h30 – Flashover
19h00 – Elffus
20h00 – Golpe de Estado (SP)
21h00 – Nuno Mindelis (SP)
Local: Praça do Trabalhador – QNM 13 – Área Especial (ao lado da Administração Regional) – Ceilândia Sul

Ferrock Arte nas Escolas

Data: 10 de novembro (sexta-feira)
Show: Grupo Cutural de Dança Junina Mala Veia
Horário: 16h30 (Intervalo Cultural
Show: Grupo Caco de Cuia (forró)
Horário: 20h15 (Intervalo Cultural)
Local: Centro de Ensino Fundamental 25 – QNP 09 Área Especial Setor P.Norte – Ceilândia

Data: 24 de novembro (sexta-feira)
Show: Banda Elffus (Rock)
Horário: 20h15 (Intervalo Cultural)
Local: Centro Educacional 11 – EQNP 01/05 Área Especial – Setor P.Norte Ceilândia

Ferrock Cultura Negra

Data: 18 de novembro (sábado)
10h – Roda de Conversa: Saberes Africanos em Diáspora – FOJUME (Fórum da Juventude Negra), Kemet Yoga e Nutição Africana Ama Mizani
12h30 – Almoço na Casa de Capoeira Sol Nascente
14h – Roda de Conversa: Afrocentricidade e Educação – Renato Nogueira
16h – Festival de Crepe e Apresentação de Puxada de Rede
16h30 – Dança de Bastão
17h – Maculelê
18h – Lançamento da Rede Nacional de Cyberativismo de Mulheres Negras do DF
19h – Grupo Paraibola (forró)
20h – Capoeira
20h30 – Dança Afro
Local: Ponto de Cultura de Canto a Canto – QNN 29, Área Especial (Universidade Capoeira Sol Nascente), Ceilândia Norte

Ferrock Roda de Prosa (Seminário)
A História do Rock Brasiliense, desde o início de Brasília até os dias atuais, finalizando com Pocket Show com Celião In Concert
Data: 09 de dezembro (sábado)
Horário: 14h
Local: Escola Técnica de Ceilândia – QNN 14, Área Especial (ao lado da Estação Guariroba do Metrô), Ceilândia Sul

Serviço

Ferrock Festival – Calendário Cultural 2017
18 de novembro – 10h às 21h
Ferrock Cultura Negra
Local: Ponto de Cultura de Canto a Canto – QNN 29, Área Especial (Casa de Capoeira Sol Nascente), Ceilândia Norte

02 de dezembro – 10h às 22h
Ferrock Festival – 32ᵃ Edição – 2017
Local: Praça do Trabalhador – QNM 13, Área Especial Módulo “B” (ao lado da Administração Regional), Ceilândia Sul
Entrada Franca mediante doação de 1Kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá.

09 de dezembro – 14h
Ferrock Roda de Prosa (Seminário)
Local: Escola Técnica de Ceilândia – QNN 14, Área Especial (ao lado da Estação Guariroba do Metrô), Ceilândia Sul

Toda a programação é gratuita. Classificação livre