“Malasartes e O Duelo com a Morte” é o longa brasileiro com maior número de cenas construídas digitalmente na história. O2 Pós é responsável pelos mais de 700 planos com efeitos visuais exibidos no filme

Se o ambiente rural em que vive o folclórico personagem Malasartes (interpretado por Jesuíta Barbosa) encanta pela beleza e simplicidade, o público vai se surpreender quando conhecer o mundo mágico onde reina a Morte (personagem de Julio Andrade) no filme “Malasartes e o Duelo com a Morte”, dirigido por Paulo Morelli, que estreia em 10 de agosto nos cinemas. Neste ambiente paralelo em que Malasartes se depara com a Morte, um universo fantástico, repleto de seres e paisagens irreais foi construído digitalmente.

Jesuíta Barabosa interage com milhares de velas construídas digitalmente no longa “Malasartes e o Duelo com a Morte”

Para criar o universo de fantasia em que estes e outros personagens do filme habitam, a O2 Pós, braço da produtora O2 Filmes dedicado a pós-produção e efeitos especiais, mobilizou um time de 100 artistas durante dois anos. Com orçamento total de R$9,5 milhões, sendo R$ 4,5 dedicados ao trabalho de pós, este é o filme com maior número de efeitos especiais do cinema brasileiro.

O longa contabiliza 700 planos com efeitos especiais, o que corresponde a 50% de sua duração. Em algumas cenas, os atores Jesuíta Barbosa, Julio Andrade, Vera Holtz e Leandro Hassum foram construídos digitalmente pela equipe da O2 Pós. Em outra, uma das mais belas do filme, Jesuíta Barbosa contracena com mais de um milhão de velas que foram animadas e reagem aos movimentos do ator, já que em “Malasartes e o Duelo com a Morte” os efeitos especiais desempenham papel central na narrativa.

“A primeira dificuldade deste trabalho foi o volume de cenas. Além disso, o filme conta com inúmeros elementos de magia produzidos pelo departamento de efeitos especiais. Equalizar essa sequência toda foi um trabalho de composição muito desafiador”, explica Paulo Barcelos, diretor da O2 Pós.

Sobre o filme

Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) vive de pequenas trapaças e está sempre se safando das situações, mesmo as criadas por ele. Mas terá que enfrentar dois grandes inimigos: Próspero (Milhem Cortaz), que fará de tudo para impedir que sua irmã Áurea (Isis Valverde) namore um sujeito como ele, e a própria Morte encarnada (Julio Andrade), que quer tirar férias e enganar Malasartes. Ele ainda terá que lidar com a bruxa Parca Cortadeira (Vera Holtz) e Esculápio (Leandro Hassum), assistente da Morte. Agora, com personagens deste e do outro mundo se unindo contra ele, Malasartes terá que usar de toda a sua esperteza para sair ileso dessa confusão.

O2 Filmes

Atualmente, a O2 Filmes é a maior produtora do Brasil. No mercado desde 1991, a O2 trabalha com as principais agências brasileiras e presta serviços de produção para o mercado internacional, além de uma vasta produção de conteúdo.