O Projeto Verso e Rima – Da Escrita ao Improviso vai levar a cultura do repente a escolas e centros de saúde do DF. Serão apresentações de repente, shows com debates, oficinas de poesia nordestina, além de distribuição gratuita de livros de cordel com versão em áudio. Tudo de graça

O projeto Verso e Rima – Da Escrita ao Improviso leva a bandeira da poesia nordestina como elemento formador da identidade pluricultural brasiliense. A programação conta com apresentações de repentistas, debates sobre a figura do repentista e a poesia nordestina, oficinas de Literatura de Cordel e distribuição de livreto de poesia. A programação segue até dezembro e vai passar por escolas de ensinos regular, especial e de jovens e adultos, centros de saúde e espaços culturais.

O repentista João Santana, idealizador da iniciativa, apoia sua experiência de atuação sobre os pilares da democratização do acesso aos bens culturais produzidos no DF. O projeto leva a poesia nordestina e seu potencial artístico comunicador aos mais diferentes públicos: estudantes, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial do Paranoá e jovens e adultos.

O projeto conta com quatro repentistas do Nordeste convidados: Edmilson Ferreira, Antônio Lisboa, Geraldo Amancio e Ismael Pereira, ícones consagrados do Repente. Trazê-los ao DF para apresentações e debates gratuitos, juntamente com os repentistas de maior destaque do DF, é uma forma de possibilitar o acesso ao melhor do Repente à população do DF e de fomentar a discussão e a reflexão sobre os caminhos deste gênero artístico em tempos de globalização e avanços tecnológicos.

João Santana 

Poeta, músico e repentista, é um mestre na arte da poesia no tocante a rima, métrica e consistência. Publicou 13 sonetos no projeto Esperança Corações Partidos (2015) e mais de 10 livretos de cordel, ficcionais, históricos, educativos e promocionais, comercializados em Goiás, Bahia e Distrito Federal. Teve estrofes publicadas no Correio Braziliense e inúmeras participações em TVs e rádios. Já ministrou dezenas de oficinas de poesia para estudantes, educadores e outros.

Soma 7 vitórias consecutivas em competições de Repente do DF e foi premiado na modalidade Desafio no 2º Festival Nacional de Viola/Voa Viola, Cuiabá (2012). Palestrante, artista e debatedor de Repente e Rap na Academia Mineira de Letras, projeto Casa da Palavra (2016). Teve música com letra selecionada no Festival Rádio Nacional FM Brasília em 2016. Produziu e gravou discos e compôs trilhas sonoras para o teatro e cinema.

Serviço

Apresentações de João Santana mais um repentista convidado:

Riacho Fundo II

  • 13/12 – 13h – Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Arthur Bispo do Rosário – Quadra 2, Conj. K, Área Especial 01, Setor Hospitalar do Paranoá – Paranoá

Oficina de poesia nordestina:

  •  6/12 – 14h – Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Arthur Bispo do Rosário – Quadra 2, Conj. K, Área Especial 01, Setor Hospitalar do Paranoá – Paranoá (Participarão das oficinas toda a comunidade sem inscrição prévia, a única exigência é que compareça no local e horário marcado).